Home/

NÃO EXISTE UM RESPOSTA DEFINITIVA SOBRE OS NÍVEIS DE CPK EM UMA MIOPATIA

julho 31, 2024

NÃO EXISTE UM RESPOSTA DEFINITIVA SOBRE OS NÍVEIS DE CPK EM UMA MIOPATIA

Responder perguntas relacionadas à miopatia que me acomete é um dos meus propósitos com o SorRYR-1. Uma pergunta que sempre me fazem, e a resposta sempre causa uma certa confusão a quem respondo é o fato de meu CPK ser normal. Acredito que isso se dá pela desinformação de muitas pessoas entender que as miopatias estão diretamente ligadas a uma alteração dos níveis de CPK.

O CPK, também conhecido como creatinoquinase, é uma enzima encontrada no tecido muscular. Os níveis elevados de CPK podem indicar danos ou lesões nos músculos, coração ou cérebro. No entanto, é importante considerar que os níveis de CPK podem variar de pessoa para pessoa, e existem também várias condições de saúde e atividades físicas que podem levar a um aumento temporário nos níveis de CPK. Uma outra questão que os cientistas ainda pesquisam, e não tem uma resposta, é sobre porque os níveis de CPK se comportam de forma diferente nas miopatias, em alguns individuos em níveis alterado, em outros normal.

Os níveis elevados de CPK podem ser indicativos de várias condições de saúde, como exemplo:  

  • Lesões musculares - os traumas, quedas, exercícios intensos ou lesões musculares podem levar a um aumento temporário nos níveis de CPK;
  •  Miopatias - as doenças musculares como a distrofia muscular, miopatia inflamatória, miopatia metabólica ou uma miopatia congênita podem causar níveis elevados de CPK;
  • Danos cardíacos - os ataques cardíacos (infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca ou inflamação do músculo cardíaco (miocardite) também podem também levar a um aumento nos níveis de CPK;
  • Convulsões -  os episódios prolongados de convulsões podem aumentar temporariamente os níveis de CPK;
  • Uso de certos medicamentos - alguns medicamentos, como estatinas (usadas para controlar o colesterol) e medicamentos antipsicóticos, podem causar um aumento nos níveis de CPK.

Em uma miopatia, os níveis de creatinoquinase (CPK ou CK) podem variar, dependendo do tipo e da causa da miopatia. Em alguns casos, os níveis de CPK podem estar elevados, enquanto em outros casos podem ser normais ou até mesmo baixos. Portanto, não há uma resposta definitiva sobre o porquê dos níveis de CPK estarem altos ou baixos em uma miopatia, assim, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e interpretar corretamente os resultados dos exames.

No meu caso com diagnóstico de Miopatia Congênita Centronuclear, sempre tive meus resultados de exames sempre com o CPK no nível da normalidade, portanto, é importante ressaltar que o diagnóstico da miopatia não é baseado exclusivamente nos níveis de CPK, mas sim por uma combinação de sintomas clínicos, exames de imagens, exame genético, biópsia muscular, dentre outros exames.

Assim sendo, é importante lembrar que os níveis de CPK devem ser interpretados em conjunto com outros sintomas e exames clínicos. E caso haja suspeita de Miopatia, é fundamental realizar uma avaliação médica completa com um especialista em doenças neuromusculares para obter um diagnóstico preciso. O médico irá considerar todos os aspectos clínicos e resultados de exames para chegar a um diagnóstico correto.

 

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram